quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Faixa de Gaza é aqui


Por: Bruno Pegoraro

A sociedade brasileira em sua maioria considera um absurdo a guerra no Iraque e os conflitos na Faixa de Gaza.

Não consegui entender o porquê de grupos armados confrontando-se a todo instante por um pedaço de terra sem aparentemente nada a oferecer. Em relação ao Iraque, como um país rico e desenvolvido como os Estado Unidos da America pode se interessar por aquele deserto pobre, com uma “cultura ultrapassada” e um ditador que estava mais interessado em brincar de bang -bang com o senhor das armas Bush do que em cuidar de seu povo? Ouro negro, apenas isso.

Mas ao mesmo tempo em que todas essas atrocidades acontecem no mundo, uma coisa bem parecida acontece no nosso glorioso Brasil.

Carros de combate invadem a morro. O caveirão chega botando ordem em tudo, colocando, ou sei lá tirando tudo de seu lugar, com homens fardados e armados até os dentes, prontos para atirar e matar qualquer um que lhe ofereça perigo. E os árabes do caos aparecem na TV, tapando as caras com trapos e um fuzil na mão, parecendo os verdadeiros terroristas da faixa de gaza, mas isso é aqui, do nosso lado, basta abrir a janela e desvirar a cara para ver.

Sim minhas senhoras e senhores, é uma guerra civil, a única diferença é que ainda não foi declarada, e nem será se depender de nossos grandiosos governantes, que fazem um papel parecido, como do finado Saddam Hussein. Governam para o próprio umbigo, e para uma casta mais favorecida da sociedade.

E o povo continua correndo do caveirão e trancando as suas janelas, rezando para que uma bala perdida, que já marca ponto semanal nos jornais tupiniquins não entre em sua casa e faça mais uma vida virar estatística.

Enquanto isso vamos vivendo, ou melhor sobrevivendo, esperando para ver qual será a próxima vitima que irá ocupar uma triste nota nos jornais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário