domingo, 22 de novembro de 2009

A nova onda é se atualizar pelo celular

Empresas inovam e usam da tecnologia Bluetooth para atrair o público

Carta, telegrama, fax, jornal impresso, internet. As maneiras de se comunicar e saber de uma notícia ou de propagandas e publicidade são muitas e foram evoluindo ao longo dos anos, mas a mais nova forma de se interagir com os acontecimentos é através do celular.


Hoje em dia, empresas são criadas com o intuito de divulgar anúncios e notícias pelo celular, seja por meio das operadoras de telefonia ou pela forma mais simples encontrada atualmente de compartilhar uma novidade: o Bluetooth, que é uma maneira de conectar e trocar informações através de uma freqüência de rádio de curto alcance globalmente não licenciada e segura.

Este serviço é válido para locais onde a concentração de pessoas é muito grande, como em um estádio de futebol ou em um show. O anúncio é mandado por meio de um celular para vários outros através do Bluetooth, que é gratuito e dá 100% de certeza que o que se quer enviar, foi enviado. Existem outras formas de estabelecer esta comunicação, como WAP, que é a conexão à internet por meio do celular, ou o SMS, que é a simples mensagem, enviada do aparelho.

Dessa maneira, o público atingido por tal forma de comunicação, passa a buscar o conteúdo que mais deseja dentre todos os disponíveis e deixa de ser aquela estátua que só absorvia o que era passado. Isso acarreta uma mudança no pensamento da função real do jornalista de anos atrás. Para o professor de Mídias Digitais, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Carlos Eduardo Sandano, “o jornalista tem outras funções na sociedade hoje em dia, uma delas é de ser um organizador de conteúdos”, ou seja, o profissional da comunicação busca atender e satisfazer determinada pessoa, seja qual for a sua preferência.

O mercado de comunicação por celular ainda é muito restrito. A maior parte das pessoas não estão acostumadas a se atualizar através do celular, mas a cada dia os investimentos nessa área vêm crescendo e as expectativas dos profissionais da área para que ocorra uma aceitação em massa em breve, é grande.

O jornalista responsável pelo site MobilePedia, que divulga as ações de marketing relevantes que acontecem no mercado, Pedro Bombonatti está confiante nesse crescimento explosivo da utilização do celular: “de fato, esse mercado evoluiu bastante, mas esperamos um avanço muito considerável em pouco tempo. Minha aposta é entre 2008 e 2009”.

Este serviço é de grande ocorrência no mundo dos esportes, principalmente no futebol. Os clubes fazem grandes jogadas de marketing, como a criação de jogos, informações sobre o time e anúncios de patrocinadores, com o propósito de atrair o torcedor. O estudante de Jornalismo, João Maia Ramos, de 20 anos, acha esta iniciativa positiva, pois “é um ótimo investimento para os clubes por se tratar de uma mídia ‘on the go’(mídia que sempre acompanha o usuário), ela se torna ideal porque é capaz de atingir um público extremamente grande e de forma bem pessoal”.

No Brasil, a forma mais expressiva desse cenário é via SMS, devido a limites tecnológicos e uma população presa a fontes já usadas há tempos. Mas novos caminhos vêm sendo traçados e a expectativa é que as novas formas de aceitação da notícia pelo celular seja concretizada rapidamente. O certo é que a cada dia, a sede das pessoas por informação aumenta, e a esfera da comunicação tem de se desdobrar para atender essa sociedade cada vez mais exigente em se manter atualizada.

http://www.youtube.com/watch?v=lSufHbsBe98 - Bluetooth Advertising & Marketing

http://www.youtube.com/watch?v=7OFK_4fzLCE&NR=1&feature=fvwp - Bluetooth! What Is It? How Does It Work?

Nenhum comentário:

Postar um comentário